>

Engenharia...

Tudo sobre o mundo da engenharia!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aplicaçoes das cônicas...

Na óptica e na acústica:
Todas as superfícies geradas por cónicas têm propriedades reflectoras. Estas usam-se, por exemplo, para criar condições acústicas em auditórios, teatros, catedrais, como acontece na Catedral de S. Paulo (Londres) ou no nosso teatro de S. Carlos.
As seguintes propriedades da parábola e do parabolóide de que:
Todo o raio luminoso que incide num espelho parabólico, paralelamente ao eixo, reflecte-se passando por um ponto fixo.
Todo o raio luminoso que incide no espelho parabólico passando pelo foco reflecte-se paralelamente ao eixo.
Justificam muito do interesse que os espelhos parabólicos despertaram.
A primeira destas propriedades justifica o funcionamento dos espelhos parabólicos, dos fornos solares, das antenas parabólicas que captam ondas de rádio, de radar ou de ondas electromagnéticas.
A segunda propriedade aplica-se em todos os faróis de navegação, de automóvel e outros tipos de projectores.
No entanto, as propriedades acústicas e ópticas, não são exclusivas da parábola. De facto, um raio que passe por um dos focos, reflecte-se na direcção do outro foco, tanto na elipse, como na hipérbole.

Na Tecnologia actual:

As cónicas também têm aplicações na tecnologia actual. Se nós ligarmos a televisão, podemos ver imagens "ao vivo" provenientes dos mais remotos sítios do mundo. Para nós isto é natural, mas até há 25 anos atrás era impossível.
De facto, só depois dos americanos terem lançado e colocado em órbita um satélite de comunicações, chamado Telstar, as imagens de televisão transatlântico tornaram-se possíveis. Depois deste primeiro satélite muitos outros se seguiram, permitindo que os técnicos de comunicação emitissem ou recebessem sinais de televisão ou rádio.
O grande problema das comunicações consiste em localizar e consertar o rasto de um satélite de comunicação no espaço, utilizando-se para isso antenas muito potentes e exatas, algumas delas com forma de parabolóide.
Hoje em dia é muito comum vermos pequenas antenas parabólicas nos telhados e terraços, por forma a receber programas de televisão estrangeiros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Pesquisa personalizada